config

Provedor de Justiça visita a “FAZENDA ESPERANÇA” da Igreja Católica

O Provedor de Justiça, Dr. José Carlos Delgado, e a sua equipa realizaram, hoje, dia 28 de Abril, a convite do Cardeal Dom Arlindo Furtado, uma visita à Fazenda Esperança, uma instituição da Igreja Católica, que trabalha na reabilitação de dependentes de álcool e outras drogas, e que tem tido igualmente uma intervenção na área da reinserção social de ex-reclusos.
A visita enquadra-se no âmbito da estratégia de operacionalização das atribuições do Provedor de Justiça no âmbito social, desta feita, visando conhecer a organização e o funcionamento da Fazenda Esperança, bem assim os desafios e as dificuldades que aquela instituição enfrenta no dia a dia.
O Provedor de Justiça e a respectiva delegação, foram recebidos pelo Sr. Padre Ronaldo Lima, que falou do projecto, que teve a sua origem no Brasil, tendo chegado a Cabo Verde a 16 de Novembro de 2017 e inaugurado a 28 de Janeiro de 2018.
O primeiro passo na implementação do mesmo, foi dado pelo Cardeal Dom Arlindo Furtado, através dos missionários brasileiros, cuja missão era o de preparar o ambiente físico e espiritual para o início desta obra que visa salvar vidas de pessoas vítimas do alcoolismo e usuários de droga.
Segundo aquele Responsável, a estrutura que há cinco anos e oito meses opera no País, tem como foco ajudar as pessoas na recuperação e integração na sociedade.
A mesma alberga neste momento cinquenta “acolhidos” (dentre os quais, quarenta e três indivíduos oriundos de vários municípios de Santiago, como também, de vários pontos de outros ilhas, quatro voluntários e três candidatos a seminarista).
Falou ainda das dificuldades por que tem passado na gestão da Fazenda, nomeadamente a falta de vagas para as demandas que tem aparecido, evidenciando porém, o amor de família que tem sido criado nas casas, o trabalho árduo que visa motivar os jovens para uma vida melhor e sem dependências de álcool e de substancias psicotrópicas.
O projecto está espalhado por vinte e cinco países, sendo que no total abrange cento e sessenta e quatro Comunidades Terapêuticas (sexo masculino e feminino).
Durante a visita, o Provedor de Justiça teve a oportunidade de auscultar um testemunho de um jovem sobre a sua luta e caminhada para vencer o problema do alcoolismo que afectou tanto a sua vida, bem como dos seus familiares.
Na ocasião, o Provedor de Justiça deixou uma mensagem de encorajamento aos “acolhidos”, mostrando-lhes que a vida é cheia de desafios e que muitas vezes há desvios na caminhada, mas depende de cada um, avaliar o percurso feito, corrigindo os erros que eventualmente tenha cometido e seguir em frente, para um futuro melhor.