config

O Provedor de Justiça, Dr. José Carlos Delgado, acompanhado da sua equipa, efetuou nesta manha de sexta feria, 17 de março, uma reunião de trabalho com a Sra. Ministra de Estado, da Defesa Nacional, da Coesão Territorial, da Presidência do Conselho de Ministros e dos Assuntos Parlamentares, Dra. Janine Lélis, tendo como objetivo dar a conhecer à Sra. Ministra as principais preocupações levantadas pelos autarcas, dirigentes municipais e forças vivas, durante as visitas que realizou a todos os municípios de Cabo Verde, com exceção do município da Brava, nomeadamente a atualização do quadro jurídico-institucional vigente, rearranjo global de atribuições e competências descentralizadas e a necessidade de melhorias ao regime de finanças publicas locais, evitando, deste modo, a excessiva dependência dos municípios em relação à administração central.

O Provedor de Justiça, Dr. José Carlos Delgado, e a sua equipa realizaram, hoje, dia 28 de Abril, a convite do Cardeal Dom Arlindo Furtado, uma visita à Fazenda Esperança, uma instituição da Igreja Católica, que trabalha na reabilitação de dependentes de álcool e outras drogas, e que tem tido igualmente uma intervenção na área da reinserção social de ex-reclusos.
A visita enquadra-se no âmbito da estratégia de operacionalização das atribuições do Provedor de Justiça no âmbito social, desta feita, visando conhecer a organização e o funcionamento da Fazenda Esperança, bem assim os desafios e as dificuldades que aquela instituição enfrenta no dia a dia.
O Provedor de Justiça e a respectiva delegação, foram recebidos pelo Sr. Padre Ronaldo Lima, que falou do projecto, que teve a sua origem no Brasil, tendo chegado a Cabo Verde a 16 de Novembro de 2017 e inaugurado a 28 de Janeiro de 2018.
O primeiro passo na implementação do mesmo, foi dado pelo Cardeal Dom Arlindo Furtado, através dos missionários brasileiros, cuja missão era o de preparar o ambiente físico e espiritual para o início desta obra que visa salvar vidas de pessoas vítimas do alcoolismo e usuários de droga.
Segundo aquele Responsável, a estrutura que há cinco anos e oito meses opera no País, tem como foco ajudar as pessoas na recuperação e integração na sociedade.
A mesma alberga neste momento cinquenta “acolhidos” (dentre os quais, quarenta e três indivíduos oriundos de vários municípios de Santiago, como também, de vários pontos de outros ilhas, quatro voluntários e três candidatos a seminarista).
Falou ainda das dificuldades por que tem passado na gestão da Fazenda, nomeadamente a falta de vagas para as demandas que tem aparecido, evidenciando porém, o amor de família que tem sido criado nas casas, o trabalho árduo que visa motivar os jovens para uma vida melhor e sem dependências de álcool e de substancias psicotrópicas.
O projecto está espalhado por vinte e cinco países, sendo que no total abrange cento e sessenta e quatro Comunidades Terapêuticas (sexo masculino e feminino).
Durante a visita, o Provedor de Justiça teve a oportunidade de auscultar um testemunho de um jovem sobre a sua luta e caminhada para vencer o problema do alcoolismo que afectou tanto a sua vida, bem como dos seus familiares.
Na ocasião, o Provedor de Justiça deixou uma mensagem de encorajamento aos “acolhidos”, mostrando-lhes que a vida é cheia de desafios e que muitas vezes há desvios na caminhada, mas depende de cada um, avaliar o percurso feito, corrigindo os erros que eventualmente tenha cometido e seguir em frente, para um futuro melhor.

Provedor Premio Colmeia1O Provedor de Justiça, Dr. José Carlos Delgado participou no passado dia 21 de abril nas comemorações do nono aniversário da Associação de Pais e Amigos de Crianças e Jovens com Necessidades Especiais - “Colmeia”, tendo sido um dos parceiros homenageados, que têm dado um contributo importante para o desenvolvimento e consolidação dessa associação.
Numa entrevista concedida à Inforpress sobre o evento, o Provedor de Justiça enalteceu o trabalho feito pela associação, classificando-o de extraordinário, porque, conforme ressaltou, tem sido feito com muito amor e dedicação.
“Porque eu visitei a Colmeia há tempos e vi que eles fazem estes trabalhos com muito esforço, primeiro, porque precisam de melhores instalações, de mais pessoal e, inclusive, eles fazem quase que um trabalho de voluntariado, uma vez que o subsídio que tem é muito curto que praticamente não dá para pagar todos os colaboradores”, frisou.
A seu ver, instituições dessa natureza devem ser apoiadas sem reserva e devem ser criadas as condições para que possam, de facto, dedicar-se às crianças com essas patologias, advertindo que, se for preciso rever a lei de proteção social de crianças com necessidades especiais, isso tem que ser feito, defendendo que essas crianças provêm de famílias com muitas dificuldades e que só através da Colmeia é que os seus filhos podem ter essa atenção.

ACARARINHAR2O Provedor de Justiça, Dr. José Carlos Delgado, acompanhado da sua equipa, esteve esta manhã de terça feira, 25 de Abril, na sede da Associação das Famílias e Amigos das Crianças com Paralisia Cerebral (ACARINHAR), no âmbito do programa "Portas Abertas para um Carinho”, concebido para assinalar os 16 anos da associação.
A mesma tem vindo a trabalhar na promoção do bem-estar, na qualidade de vida e na melhor inclusão das crianças e jovens com paralisia cerebral, proporcionando-lhes um desenvolvimento integral e harmonioso.
A visita serviu para, uma vez mais, se dar a conhecer ao Provedor de Justiça o trabalho que a associação vem desenvolvendo, bem como os desafios que enfrenta, nomeadamente a necessidade de ter um espaço mais amplo para melhor receber os beneficiários, uma viatura adaptada para o seu transporte, para além do reforço de programas de inclusão e educação dos mesmos, nos estabelecimentos de ensino, designadamente públicos, visando uma melhor inclusão das crianças e jovens com paralisia cerebral, na sociedade.
O Provedor de Justiça mostrou toda a sua disponibilidade e abertura para no limite das suas atribuições, intervir junto das instituições públicas e privadas, no sentido de apoiar a Instituição, nesta causa tão nobre.

Provedor e BrodcastO Provedor de Justiça, Dr. José Carlos Delgado, e sua equipa efetuaram hoje, dia 18 de abril, uma visita às instalações da Empresa Cabo Verde Broadcast, responsável pela instalação e gestão de sinais da Televisão Digital Terrestre. Na ocasião, teve uma reunião com o Conselho de Administração da empresa, tendo como objetivo principal inteirar-se das medidas adotadas ou a adotar, visando uma melhor cobertura de serviço, sobretudo nas zonas altas e locais mais recônditos no interior da ilha de Santiago, Santo Antão e São Nicolau.
Neste momento, segundo informações prestadas pelo Conselho de Administração, ainda há desafios a serem vencidos, pesem embora os 98% de cobertura nacional de TDT. Está em curso a instalação de equipamentos em algumas zonas sombras do país, nomeadamente em Fragata, Planalto Norte, Librão dos Engenhos, Ribeira dos Saltos, bem como a distribuição gratuita de equipamentos às pessoas mais carenciadas.